Quais as causas e os sintomas do câncer de bexiga?
Quais as causas e os sintomas do câncer de bexiga?

O câncer de bexiga é uma condição grave que exige atenção médica imediata. Suas causas podem estar grandemente relacionadas ao cigarro e as pessoas nem falam muito disso. Além do cigarro, agentes químicos (no trabalho ou em casa), história familiar e inflamações crônicas da bexiga também podem contribuir.
Seus sintomas podem ser confundidos com os de várias doenças, da bexiga e do sistema urinário. Ficar atento ao seu corpo pode facilitar um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de tratamento bem-sucedido. Mesmo que não seja um câncer – e tomara que não seja – ter incômodos é sempre sinal de que você precisa buscar um médico.
Os sintomas mais comuns incluem:
- Hematúria: a presença de sangue na urina é o sinal mais frequente. A urina pode parecer rosada, avermelhada ou marrom escura; assim como o sangue pode não ser visível a olho nu, mas aparecer no exame de urina solicitado para investigar outros sintomas como os abaixo apresentados.
- Dor na pelve: alguns pacientes apresentam desconforto ou dor no pé da barriga.
- Dor ao urinar: desconforto ou dor durante a micção são indicativos de problemas na bexiga e também no sistema urinário.
- Micção frequente: a necessidade de urinar mais frequentemente do que o habitual, mesmo sem beber muitos líquidos, e mudança no comportamento de micção (levantar à noite quando não se fazia isso etc.).
- Urgência urinária: sensação constante de urgência para urinar, mesmo que a bexiga não esteja cheia.
Atenção: nem todo sangramento na urina é câncer, esse sintoma é muito frequente e pode estar relacionado à infecção urinária, aumento da próstata e até cálculo renal. O importante é você procurar um médico e fazer a investigação.
Outros sinais podem incluir perda de peso inexplicada, cansaço e inchaço nos pés. Caso experimente qualquer um desses sintomas, procure um médico imediatamente. Diagnóstico precoce é sempre o primeiro passo para o sucesso do tratamento e conhecer a origem possível do câncer, como tabagismo, contato com materiais químicos ou herança genética também são importantes para evitar que este câncer volte.
Quer ficar por dentro das próximas publicações? Siga a Dra. Ana no Instagram.