Câncer de Rim

Câncer de Rim

O câncer de rim corresponde a 3% de todos os tumores malignos, é o terceiro mais frequente do aparelho geniturinário e não costuma causar sintomas. 

Agende uma Consulta

Contact Us

Mais informações

Sobre o Câncer de Rim

O Câncer de Rim não é uma doença frequente. Normalmente não aparece entre as 10 neoplasias mais frequentes nos brasileiros, mas a importância de falarmos sobre ela é que sua incidência tem aumentado nos últimos anos, e isso esta relacionado as mudanças de hábitos de vida. Especialmente ao tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e as doenças crônicas do rim, que por vezes também estão relacionadas a esses fatores. O câncer de rim corresponde a 3% de todos os tumores malignos, é o terceiro mais frequente do aparelho geniturinário e não costuma causar sintomas. Pode apresentar velocidade de crescimento variável. Isto é, há casos em que evolui de forma lenta com o passar dos anos, enquanto outros crescem rapidamente e em poucos meses é possível notar alguma manifestação.

Existem diferentes tipos de câncer no rim:
Carcinoma de células claras: 70% dos casos;
Carcinoma papilífero: 15% dos casos e está associado à maior gravidade;
Tipos mais raros: 15% dos casos. 

Na grande maioria dos casos, esse tipo de câncer é identificado durante a realização de exames de rotina ou exames realizados por algum outro motivo, ao acaso. Em aproximadamente 30% dos casos o diagnóstico pode ser feito numa fase mais avançada da doença, quando a doença se apresenta com sintomas.

Principais Sintomas

O mais comum é a doença não manifestar sintomas e ser diagnosticada ao acaso, em exames de rotina, como explicado anteriormente.

Os sintomas mais frequentemente encontrados se relacionam muitas vezes a uma doença mais avançada. São eles:
  • Presença de sangue na urina, que pode apresentar-se escurecida ou avermelhada;
  • Dor abdominal persistente (região lombar ou lateral, abaixo das costelas);
  • Aumento do volume abdominal (crescimento de uma massa no local dos rins);
  • Emagrecimento;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Palidez;
  • Anemia
Além disso, em casos avançados da doença, envolvendo o acometimento de outros órgãos, pode resultar na manifestação de outros sintomas, como falta de ar, tosse, perda de força muscular, cansaço e dor óssea.

Fatores de Risco

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Hipertensão
  • Doença Renal Crônica
  • Fatores hereditários;
  • Síndromes genéticas, como Doença de Von Hippel-Lindau.

Agende uma Consulta


Agende uma Consulta
Hospital Israelita
Albert Einsein
Unidade Morumbi
Rua Ruggero Fasano
Hospital Israelita
Albert Einsein
Unidade Perdizes
Rua Apiacás, 85

Tratamentos

A indicação de tratamento depende do estadiamento do tumor:
Estádio 1 - tumor de até 7cm, restrito ao rim;
Estádio 2 - tumor com mais de 7cm, porém restrito ao rim;
Estádio 3 - tumor que acometeu os tecidos ao redor do rim (gordura ao redor dos rins) e linfonodos;
Estádio 4 - metástases em órgãos como pulmões, fígado e ossos.

O tratamento do Câncer Renal pode ser dividido em 2 partes: Tratamento da doença local (restrita ao rim) e tratamento da doença avançada (disseminada para outros órgãos). 
A cirurgia sempre teve papel fundamental no tratamento do câncer renal. Mesmo em casos mais avançados a cirurgia pode ser relevante e salvar muitas vidas. A cirurgia pode ser aberta ou laparoscópica com ou sem auxílio de um robô, assim como pode se fazer a retirada completa do rim (nefrectomia radical) ou parcial (nefrectomia parcial). A indicação formal é quando a doença esta restrita ao rim, cabendo ao cirurgião decidir entre uma cirurgia mais conservadora ou mais radical, de acordo com a localização do tumor. Há também outras alternativas de tratamento local como radiofrequência e a crioterapia, em casos mais precoces de doença. Em casos de tumores pequenos em pacientes idosos ou com problemas graves de saúde pode ser feito a vigilância ativa, uma espécie de acompanhamento do tumor sem tratamento ativo. 

No caso de doença avançada o primeiro passo é classificar o paciente de acordo com o risco da doença. Risco favorável, intermediário ou desfavorável. E então o médico oncologista deve escolher a melhor opção de tratamento baseado nessa classificação de risco, considerando se deve começar ou não pela cirurgia. As opções de tratamento medicamentoso envolvem imunoterapia e terapia de alvo molecular, que podem ser usadas juntas ou separadas, ou de forma brilhante e mais recente serem associadas. 

Além disso, há a radioterapia, indicada em casos particulares e de metástases, com intuito de controle de doença e melhora de sintomas. 

Conteúdos produzidos
relacionados a Câncer Renal

Ainda tem dúvidas?

Perguntas Frequentes

  • O tratamento do Câncer de Rim pode ser feito com quimioterapia?

    A quimioterapia tem pouca ou nenhuma utilidade no tratamento do câncer renal. São consideradas indicações de exceção.


  • Tenho indicação de imunoterapia?

    A imunoterapia é indicada para pacientes com doença avançada. Ela pode ser usada sozinha ou combinada. A droga parceira pode ser uma outra imunoterapia ou uma terapia de alvo molecular. As combinações de tratamento podem ser na maioria dos casos as melhores opções de tratamento.


  • Como é feito o diagnóstico?

    O diagnóstico é, na maioria dos casos, ao acaso. Através de um Ultrassom de Abdome, por exemplo, ou uma tomografia de abdome. Já se você estiver sentindo alteração na urina, dores na região dos rins, sangramento na urina ou aumento do volume abdominal, você deve procurar um médico. No caso, pode ser um Urologista ou seu médico de confiança para que seja feita uma investigação.


  • Eu sempre tenho que tirar o rim?

    Não. Dependendo da localização e do tamanho do tumor é possível preservar o rim, tirar apenas uma parte. 

  • Como eu posso me prevenir?

    A prevenção é feita com cuidados gerais de saúde como exames de prevenção, cessação do tabagismo, controle de doenças crônicas como a hipertensão, a doença renal, dieta saudável, atividade física e redução da obesidade. A atividade física sozinha pode reduzir em até 25% a chance de se desenvolver um câncer de rim.


Share by: