Os cânceres mais frequentes entre os homens variam conforme o nível de desenvolvimento do país, mas no Brasil, cinco tipos se destacam:
Esses cânceres têm fatores de risco específicos e muitos dos quais, relacionados ao estilo de vida e hábitos de vida, algumas vezes, mais frequentes nos homens.
O câncer de próstata é o mais comum, principalmente em homens acima dos 50 anos, sendo influenciado por fatores genéticos, envelhecimento, obesidade, dieta e sedentarismo. O câncer colorretal tem forte relação com dieta pobre em fibras e sedentarismo. Já o câncer de pulmão é amplamente associado ao tabagismo e associado à alta taxa de letalidade. O câncer gástrico, por sua vez, é mais comum em certas populações e tem como fatores de risco a infecção por Helicobacter pylori e consumo excessivo de alimentos processados. O câncer de cavidade oral está frequentemente ligado ao tabagismo, consumo de álcool e infecção pelo HPV.
A incidência desses cânceres é maior entre os homens por múltiplos fatores. A exposição a carcinógenos ambientais é uma das razões, já que muitos trabalham em ambientes com substâncias tóxicas. Mas para além disso, homens tendem a fumar e consumir álcool em maiores quantidades, hábitos diretamente relacionados ao câncer de pulmão, esôfago e cavidade oral.
A dieta rica em carnes processadas e pobre em fibras contribui para cânceres gástrico e colorretal. O sedentarismo e a obesidade agravam o risco. Outro fator relevante é a menor adesão a cuidados preventivos, já que os homens costumam procurar menos atendimento médico e realizar menos exames. Além de aderirem menos a uma dieta e estilo de vida protetores, com atividade física e dieta saudável.
O estilo de vida tipicamente masculino acaba por ter uma influência direta na maior incidência de câncer. Além disso, a relutância em buscar assistência médica contribui para diagnósticos tardios, diminuindo as chances de tratamento eficaz.
É por esse motivo que seguimos fazendo a conscientização sobre hábitos saudáveis e exames preventivos. Não vamos resolver todos os problemas, mas temos a chance de reduzir os índices de câncer entre os homens e, principalmente, aumentar o índice de diagnósticos precoces e tratamentos mais eficazes.
Caso necessite de um conversa personalizada, agende uma consulta com a Dra. Ana Paula. Ela atende presencialmente, em São Paulo, e online, por telemedicina!
Obrigado por entrar em contato. Retornaremos assim que possível
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde