Câncer metastático na região inguinal tem cura?

Ana Paula Cardoso • May 31, 2024
Cancer metastatico na regiao inguinal tem cura-Dra Ana Paula- Oncologista- Albert-Einstein

Recentemente perdemos um cantor querido devido a um câncer na região inguinal e todos ficaram devastados com a rapidez da evolução da doença.


Raramente um câncer se origina na região inguinal ou virilha, a não ser que se trate de um linfoma. Um câncer que aparece nessa região é normalmente uma metástase de um outro tumor, que apareceu primeiro. Existem vários cânceres que podem preferir se espalhar para a essa região, como o de colo de útero, pênis, bexiga, próstata, canal anal e vulva, por exemplo. 


Mas o que é o câncer metastático? É um câncer que “andou”, ou seja, mandou células para outros órgãos. A metástase é um câncer secundário e por isso que dizemos “...o câncer atingiu outros órgãos”, porque ele se espalhou. Essa é a capacidade do tumor que se diz maligno: romper barreiras e invadir outros órgãos ou enviar células doentes através do sistema linfático ou dos vasos sanguíneos para outros órgãos, mesmo distantes do primário. 


Quando recebemos um paciente com uma doença avançada, já com metástases sabemos onde o câncer se iniciou pelo conhecimento da história natural da doença. Cada doença conta para nós uma história clássica, ou seja, o jeito que ela se comporta normalmente – onde ela nasce e para onde ela se movimenta. 


Dessa forma, fazemos o estadiamento para entender a extensão da doença por meio de exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética, PET CT), exames de sangue e dos marcadores tumorais e analisamos as características clínicas. O tipo de célula também é estudado (por meio da biopsia) e todas essas informações dão a pista de onde é o tumor primário do paciente e servirão para traçar a estratégia de tratamento. 


Cada câncer tende a “preferir” metastizar para determinados órgãos e numa ordem mais ou menos pré-determinada. Alguns cânceres atingem os linfonodos (sistema linfático), outros preferem os vasos sanguíneos. É por isso que temos cânceres que atingem mais os ossos e outros as vísceras (pulmão ou fígado, por exemplo). 


Hoje em dia podemos falar cada vez mais em cura de cânceres metastáticos. Isso já era uma realidade para um linfoma ou um tumor de testículo, por exemplo. Mas paulatinamente avançamos no tratamento oncológico e isso se torna realidade também para alguns cânceres de pulmão, melanoma, rim, próstata, cólon e muitos outros que podem se beneficiar da nova geração da oncologia. 


O tratamento mira no tumor primário e (de onde, nós médicos, tomamos as primeiras decisões relacionadas ao tratamento sistêmico, com ou sem a retirada do tumor primário. A partir daí, tomamos as decisões para cada caso, levando em conta a história de cada paciente. O tratamento pode ser iniciado pela quimioterapia, ou diversas outras modalidades que temos disponíveis hoje em dia, como terapia alvo, imunoterapia, hormonioterapia ou até uma combinação delas. Ou ainda, se vamos iniciar pela cirurgia ou radioterapia. Trata-se de um tratamento que envolve várias disciplinas. O momento de melhor aplicação de cada uma delas deve ser decidido em grupo. 


No caso de um câncer inguinal, o tratamento vai depender do primário, sempre. Normalmente, o tratamento será clínico e sem necessidade da remoção de algum órgão. 


O sucesso dessa estratégia vai ser determinado por inúmeros fatores e embora a palavra “metástase” tenha um peso muito negativo, ela não significa que a luta está perdida. O tratamento do câncer deve ser visto em perspectiva, "viver um dia após o outro" e a cada etapa, uma nova estratégia pode trazer esperança no controle da doença, na cura ou melhora na qualidade de vida do paciente. 



Quer ficar por dentro das próximas publicações? Siga a Dra. Ana no Instagram.


Sinto dores nas costas constantes. Pode ser um câncer de rim?
April 22, 2025
Entenda quando a dor nas costas pode ser sinal de câncer de rim e quais sintomas merecem atenção médica imediata.
Quem pode ter câncer de bexiga? Como saber?
By Ana Paula Cardoso April 7, 2025
Infecções urinárias de repetição, pedras nos rins e outras condições podem irritar cronicamente a bexiga e a longo prazo, elevar o risco de câncer de bexiga.
Hipogonadismo: o que é, causas, sintomas e tratamento
By Ana Paula Cardoso April 7, 2025
A insuficiência na produção de testosterona é chamada de hipogonadismo e ela pode levar a sintomas como diminuição da libido, fadiga, perda de massa muscular e densidade óssea reduzida.